0

Tecnologia a serviço da Biblioteca - Vídeos

Posted by Sandréa Moraes on quarta-feira, julho 13, 2011 in , , ,
Automação de bibliotecas costuma ser uma matéria normal no curso de Biblioteconomia.

É comum estudarmos as formas de planejar, projetar e implementar a automação dos processos com o uso de softwares; programas que dão conta da entrada e saída de materiais do acervo no balcão de empréstimo, por exemplo.

Mas os links listados abaixo mostram mais que isso, mostram a automação do balcão - no sentido mecânico da coisa - com o uso dos sistemas RFID. A questão da segurança também é enfatizada nos vídeos. É bem legal.

É claro que a maioria das bibliotecas brasileiras, quando muito, se limitam a usar as etiquetas RFID. Outras tecnologias, como as apresentadas nestes links, está longe de nossas bibliotecas - ora porque não podem pagar por ela, ora porque não precisam delas.

De qualquer modo, aqui vai uma seleção do emprego da tecnologia RFID em automação de bibliotecas:

  • Biblioteca RFID na Bégica: reparem como este sistema gerencia as devoluções e a reposição dos livros na estante. Ele também realiza a estatística e já separa as devoluções por classes. É claro que a biblioteca é gigantesca e justifica um sistema como esse.
  • MK Sorting Systems, US: essa empresa faz o trabalho completo. Dispõe de sistemas que gerenciam empréstimos, devoluções e reposição. A segurança do sistema permite que o próprio usuário realize o check in e check out de seus livros. Eles possuem também um sistema dispensador de livros.
Vejam também estes outros sistemas da Tech-Logic:
Quer ver mais? Dê uma olhadinha nestes sistemas para segurança em DVDs e bibliotecas em geral.

No Brasil:


|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.