1

Automação de Bibliotecas

Posted by Sandréa Moraes on quinta-feira, fevereiro 11, 2010 in , ,

Para ajudar a uma amiga, conversávamos o Professor Alentejo e eu sobre softwares de automação de bibliotecas.
Onde trabalho não utilizamos software de automação comercial já que a maioria dos softwares que precisamos é desenvolvido aqui mesmo.
Assim, não conheço os softwares por usá-los, mas acabei criando uma lista contendo alguns programas e sites que são mais comentados na rede. Tive ajuda de minha lista de discussão favorita, os Bibamigos:


Na verdade é um portal onde o bibliotecário cria seu acervo e este fica disponível para qualquer internauta com acesso, protegido por senha, ou guest (convidado).
A interface de navegação é muito boa pra quem usa, mas não assinei o serviço para saber se também é fácil criar acervos lá. Já falei sobre ele aqui.

Esta sendo desenvolvido aqui no Brasil. Possui vários módulos de gerenciamento e parece ser bem cotado pelos internautas.


Conhecido conjunto de softwares de automação que também faz inclusão digital da biblioteca através de interface web. Usa protocolo Z39.50 e isso quer dizer que cadastrando ali o mundo inteiro - ao menos em tese - poderá acessar seu acervo e entendê-lo. É bastante famoso. Funciona bem em bibliotecas grandes, mas não sei se vale o esforço para uma biblioteca pequena.


Software para bibliotecas pequenas, médias e pessoais com empréstimo, reserva,
estatisticas, cadastro de todos os tipos de materiais. Você instala no seu computador e usa. Monousuário. Versão de teste.


O MiniBiblio é um sistema utilitário distribuído de maneira livre. Seu objetivo é o cadastro e o gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados. Possibilita o controle de empréstimos sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido.
Bastante versátil, apresenta diferentes possibilidades de configuração visual e funcional.
Comentário de um bibliotecário da lista: "ideal para bibliotecas particulares e pequenas bibliotecas até 10.000 exemplares, além de ter uma interface amigavél e bastante operável, além de ser gratuito."
Mais info em: Minibiblio


Também conhecido, mas - a julgar pelo site deles - acho que tem pouco suporte...


A palavra Koha é um termo Maori e significa Dádiva. Funcionalidades: gerir livros em circulação, o catálogo, aquisições, séries e periódicos, administrar reservas, utilizadores da biblioteca, relatórios, etc.


100% compatível com MARC. É open Source, isto significa que sempre esta em desenvolvimento, o que é bom.
Acho que requer algum conhecimento de rede para instalá-lo...


Também em software livre,Open source, desenvolvido e mantido pela Solis - Cooperativa
de Soluções Livres.
Comentário de um bibliotecário da lista: "muito bom, mas só é gratuito para uma estação, se tiver que ser utilizado em rede ele passa a ser pago"
Info também na Wikipédia.

De qualquer forma, como tudo depende do propósito a que se destina,e com as bibliotecas não é diferente, sugiro as leituras abaixo para realizar uma escolha consciente...

MARASCO, MATTES. Avaliação e seleção de software para automação de centros de documentação e bibliotecas.

CORTE, Adelaide Ramos e et al . Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares.

CAFÉ, DOS SANTOS, MACEDO. Proposta de um método para escolha de software de automação de bibliotecas.

|

1 Comments


Olá, Muito boa essa página com dicas sobre progrmas para bibliotecas,
Estou procurando por uma opção e estou testando o BiblioteQ http://www.baixaki.com.br/download/biblioteq.htm me pareceu bom, e tem suporte a servidores Z39.50 (com informações dos livros pelo ISBN) para não precisar digitar tudo no cadastro. Mas não encontrei nenhum servidor que tenha os livros brasileiros e que possa ser acessado de graça. Se souber de algum, avise.

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.