1

Cloud Computing & SaaS

Posted by Sandréa Moraes on quarta-feira, julho 08, 2009 in , , ,

Manter uma TI (Tecnologia da Informação, neste caso o departamento de TI) sai bastante caro para uma empresa. Manter licenças, manutenção e máquinas idem. Manter um ou vários servidores então, nem se fala.

É por isso que soluções como SaaS (Software as a Service = Software como um Serviço) e Cloud Computing (Computação nas Nuvens) estão ganhando espaço nos modelos de gestão.

Saas é o modelo onde as empresas deixam de comprar licenças e passam a ser “assinantes” dos softwares e aplicativos, que são acessados pela internet.

Cloud Computing é parecido com o SaaS, mas refere-se mais à estrutura da rede, que é feita com servidores de fora da companhia, do que com os softwares propriamente ditos.

Atualmente, já existe também o PaaS (Platform as a Service) que é quando uma empresa oferece uma plataforma para criação (Desenvolvimento), teste (Homologação) e oferta (Produção) de aplicativos. No entanto, muitos classificam o PaaS como uma modalidade de SaaS.

Existem vantagens e desvantagens nestes modelos.

As vantagens giram em torno da agilidade de criação, o acesso remoto as suas ferramentas, a personalização, e é claro, a terceirização que gera barateamento.

As desvantagens se relacionam a virtualização. Se a rede estiver fora do ar, ou se o serviço for a falência, por exemplo, já era; a empresa fica na mão.

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com Biblioteconomia...

Bem, primeiro que saber essas coisas vai nos colocar em nível de diálogo com a TI. Segundo, que poderemos indicar as melhores fontes de serviços a nossa instituição. E terceiro, que existem serviços que são para nós.

O DocCenter e o DocAssist por exemplo, são sites que oferecem gerenciamento de documentos no modelo SaaS. O primeiro inclui a possibilidade de criar uma conta gratuita.

O BrainKeeper é um aplicativo para gerenciamento de conhecimento (KM - Knowledge Management) e o Learn produz e viabiliza cursos on-line (pagos, mas tem gratuito aqui).

Uma coletânea de aplicativos que gosto muito é da Aviary. Eles têm todos os softwares de manipulação de imagem que não perdem muito para os softwares pagos. É gratuito para uso pessoal.

Existe um mapa muito legal sobre a classificação SaaS e Cloud Computing que vale uma olhadinha para se ter uma ideia da área.

Indico o ThinkSaaS como seu site de ponto de partida para outras pesquisas na área. Lá você encontrará uma centena de links para diversos serviços.



|

1 Comments


Excelente! O bibliotecário que não dá a devida importância ao desenvolvimento tecnológico dificilmente terá espaço no mercado de trabalho.

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.