0

Google Squared e Visualização de Dados

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, junho 09, 2009 in , , ,

Já haviamos falado aqui do Google News Timeline.

Agora o Google, sempre ele... lançou uma outra forma de visualização de informações, o Google Squared.

A primeira vista parece meio bobo: "enquadrar"- daí o squared -, planilhar as informações recuperadas... mas uma apreciação mais detalhada mostra boas possibilidades de refinamento de pesquisa.

O Google Squared permite que várias facetas do tópico buscado sejam apresentados em forma de tabela formando uma matriz de dados.

Novas colunas podem ser adicionadas e removidas o que permite uma ampliação do campo da pesquisa e ao mesmo tempo um refinamento.

Um teste feito com a busca [Washington "public Library"] retornou pelo menos o link para 3 bibliotecas locais. Adicionando uma coluna com o termo "address" foram recuperados todos os endereços das mesmas bibliotecas.

O aplicativo ainda necessita de alguma regulagem e, é claro, uma atualização para o português seria bem-vinda. Mas fica aqui a dica.

Mudando de assunto, mas ainda dentro... Visualização de Dados em novos formatos é um assunto recorrente na internet.

Já existe até uma ciência chamada de Alfabetização Visual ou Competência Visual que ensina técnicas de exposição de dados.

Para bibliotecários, sobretudo os corporativos, a forma de apresentar os dados aos clientes é fundamental daí a necessidade de aprender mais sobre o assunto.

Acho que as escolas de Biblioteconomia também deveriam incluir alguma matéria sobre o tema na grade. Quem souber de algo assim, me avise.


|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.