0

Free Web Sites

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, junho 12, 2009 in , , , ,

Para a maioria das bibliotecas ter um blog já resolve boa parte do contato com a comunidade.
No entanto, se há necessidade de dividir a página em várias seções e promover conteúdos estáticos (material de consulta recorrente), então, sua biblioteca está precisando de um web site.

Não é trabalho do bibliotecário criar web sites. Isso é trabalho para profissionais: publicitários, designers e webmasters.
Mas como sabemos que a maré não está pra peixe, não custa nada saber que existem sites que nos ajudam nesta tarefa. Aqui vão alguns, todos gratuitos:

  • BlinkWeb : boa quantidade de templates e personalização.
  • Weebly : um dos melhores. Bastante intuitivo. Com espaço para incluir vídeos.
  • Wix : o mais moderninho. Sites feitos em Flash. Vários templates animados.


Quando for criar, siga os conselhos do site Efeitos Visuais:


1. MANTENHA TUDO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL - manter simples não significa ter um site feio. Manter simples significa reduzir ao máximo tudo, para que o site seja fácil de usar e mantenha o interesse;


2. UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS - Essa frase também é verdadeira para a criação de um site. Sempre que possível, use imagens, pois ninguém quer perder tempo a ler textos intermináveis.


3. NUNCA COLOQUE INFORMAÇÃO EM EXCESSO numa página. Páginas com muita informação tendem a sobrecarregar e confundir o leitor. Isso também é verdadeiro para imagens. Muitas imagens fazem os olhos dos visitantes sairem da órbita. Faça um teste: olhe para a sua página e veja se consegue, de forma rápida, obter a informação que precisa.


4. EM CONSTRUÇÃO? JAMAIS! - Nunca coloque links no seu site que levem o visitante a páginas que ainda não foram feitas e que estão em construção. Nada pior do que frustrar o visitante.


5. MANTENHA O SEU SITE FRESCO - Actualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.


6. CRIE UMA LISTA A QUAL OS VISITANTES POSSAM SUBSCREVER e receber a newsletter do site. Nada melhor do que manter o contacto com aqueles que têm interesse no seu site.


7. BONEQUINHOS A REBOLAR? BOLINHAS A SALTAR? ÍCONES A VOAR PELA PÁGINA? NUNCA use esse tipo de recurso para decorar o seu site! As pessoas tendem a ignorar esses sites. (Meu toque: use. Mas não vá deixar o usuário vesgo de tanto enfeite pipocando...)


8. JAVA E FLASH NÃO DEVEM SER USADOS DE FORMA ALGUMA como elementos principais de um site. Se o site depender desses elementos não conseguirá ser classificado(recuperado), de forma adequada, nos motores de busca e poderão levar o utilizador a desistir de entrar, pois são elementos que podem causar o bloqueio de computadores ou a lentidão excessiva no carregamento da página. JavaScript poderá ser usado como elemento de suporte a um site.


9 . SITES DINÂMICOS criados em PHP, ASP, JSP e outras tecnologias, normalmente geram páginas com endereços, como, por exemplo: http://bibliopage.blogspot.com/2009/06/google-squared-e-visualizacao-de-dados.html/pagina=12&orig=76&x=pt&url=1&true . Esses endeços, normalmente, não são classificados, de forma adequada, nos motores de busca. A única solução que permite o uso de sites dinâmicos é incorporar, nesses sites, uma maneira de gerar endereços sem “?”, “&”, “=”, etc., onde o endereço acima seria reescrito como, por exemplo: http://bibliopage.blogspot.com/2009/06/google-squared-e-visualizacao-de-dados.html


10. FAÇA O SEU SITE CARREGAR EM POUCOS SEGUNDOS - As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site. Pense nisso e faça o seu site carregar o mais rapidamente possível.

Mais tarde veremos o que, aí sim, é trabalho do bibliotecário num portal corporativo. Aguardem.


|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.