0

Competência Informacional: links para estudo

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, junho 05, 2009 in , ,

Até a década de 50 a Instrução Bibliográfica era uma das atividades do bibliotecário no serviço de referência.

A IB, como conhecida, tinha por principal função "instruir o leitor no uso da coleção, treinando-o para manusear fontes de informação consideradas apropriadas e relevantes para a aprendizagem de determinado tópico do currículo"(CAMPELLO). Era a fase da "Abordagem da Fonte", pois tinha este foco no uso do material.

Na década de 60 a American Association of School Librarians-AASL sugeriu que além da fonte, a IB acompanhasse os currículos das escolas as quais as bibliotecas estavam vinculadas, era a fase da "Abordagem Guia".

Nos anos 70, devido em parte ao desenvolvimento de novas teorias educativas (como a teoria da Aprendizagem Significativa de D.P. Ausubel), a Competência Informacional surge como um novo modelo em substituição à IB.

Seu foco centrado no usuário e em suas competências; vistas sob perspectiva sistêmica (de vários ângulos), faz da Competência Informacional uma nova área de estudo e prática dentro da Biblioteconomia e CI.

Abaixo vão alguns links que falam sobre o assunto:

Information Seeking Behavior: um gráfico que mostra o ciclo da pesquisa informacional e dá links relacionados com cada fase. Bem legal!

Competência Informacional para Bibliotecários. Blog de Elisabeth Adriana Dudziak dedicado ao assunto. Muito bom!

Blogs sobre Competência Informacional no Wordpress.

The Thinking Classroom: links para estimular o pensamento crítico.



CAMPELLO, Bernadete. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, Dec. 2003 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652003000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 de junho de 2009.

MIRANDA, S.V. Identificando competências informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 112-122, maio/ago. 2004. Disponível em:< http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/83/76 > Acesso em: 5 de junho de 2009.

MURRAY, J. Applying Big6 Skills, Information Literacy Standards and ISTE NETS to Internet Research. LEARN NC, 2009. Disponível em: < http://janetsinfo.com/big6info.htm > Acesso em: 5 de junho de 2009.

A Competência Informacional sofre algumas críticas, pois recaem sobre ela argumentos éticos como "até onde deve-se ensinar a alguém a pesquisar", "só bibliotecários tem a competência para avaliar uma informação", "o usuário nunca poderá ter competência informacional eficiente se não for bibliotecário"... enfim... mas as obras estão aparecendo aqui e ali e o tema segue impulsionado pela demanda.

Críticas à parte, acho que todos devemos conhecer o assunto pois este com certeza, será tema de concurso.

|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.