4

Google: Pesquisa Avançada

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, maio 05, 2009 in , ,
Alguns autores advertem que é muito perigoso ter o Google como único filtro da realidade, e isto é certo. Não devemos aternos apenas a ele.

No entanto, o Google ainda é a ferramenta mais amigável para pesquisa na internet. Pelo menos a que mais disponibiliza seus recursos ao usuário.

Para aqueles que querem limitar ou refinar ainda mais sua pesquisa, o Google dispõe de recursos avançados além do link de sua caixa de pesquisa.

Para aplicá-los é só usar sinais ou palavras especiais que são reconhecidas pelo Google como comandos. Abaixo vão as mais usadas (imagine que os colchetes são a caixa de pesquisa):

Com Sinais:
[" "] Frase Exata
Velho conhecido dos bibliotecários...use para pesquisar uma frase que deve aparecer na página exatamente como escrita. Ex.: "Tecnologias Assistivas"

[ - ] Exclusões
Utilize o sinal de menos quando não quiser que uma palavra apareça no resultado. É muito útil para desambiguação. Ex.: Manga -mangá -camisa (só vai aparecer resultados relacionados à fruta...)

[~] Relacionados
Utilize o til antes do termo para pesquisar palavras relacionadas. Ex.: ~Biblioteconomia (vão aparecer sites sobre bibliotecas, biblioteconomia, bibliotecário...)

[...] Lista Numérica
Utilize os três pontos entre um número e outro e todos os números da lista numérica também serão incluídos na pesquisa. Ex.: Eleições 1980...2009 (aparecerão sites sobre eleições desde 1980)


Com palavras:

[define:]
Use define: como um dicionário. Ex.: define:bibliotecário

[site:]
Esse comando delimita o tipo de site. É excelente para definir uma busca por países (.ar para Argetina, .py para Paraguai etc.) ou escopo (.net, .edu, .org). Ex.: biblioteca site:ar (virão bibliotecas e artigos em sites argentinos).

[link:]
Esse é legal se você tem uma página da sua biblioteca e quer saber se alguém cita você. Ex.: link:www.bn.br (sites que apontam para Biblioteca Nacional irão aparecer)

[allintitle:]
Quando o termo pesquisado tem que aparecer no título da página. Ex.: allintitle:laboratório (mesmo que a url seja uma sigla, irão aparecer sites com o termo...)

[allinurl:]
Quando o termo deverá vir obrigatoriamente na url. Ex.: allinurl:library (mesmo sites que não são sobre library irão aparecer se tiverem um post com o termo)

O Google inclui também a pesquisa com o termo OR, do jeito que a conhecemos (Gato OR Felino), uma calculadora (é só digitar a expressão, ex.: 1+(5-2)+3 ), e um conversor de medidas (funciona bem em inglês. Ex.: cm in foot).

Misturando os comandos dá pra fazer uma pesquisa superrefinada. Aproveite e use.

|

4 Comments


Boa, Sandréa!

E me espanto como muita gente também não sabe como acessar o Google Acadêmico (o Google Scholar)- realmente, ele está meio escondidinho - é preciso ir na opção Mais (no alto da página do Google), que abre uma Drop Down list, e nela ir no link Muito Mais, para enfim (ufa!) acessar o link do Google Acadêmico, que faz pesquisas mais especializadas - em publicações de cunho científico, disponibilizadas na web.


Pois é Sibele...
Neste caso eu até prefiro instalar a barra de ferramentas do Google e deixar o ícone lá pra acessar mais rápido.
Bj.


Tb tenho a barra de ferramentas do Google instalada, e realmente ela facilita tudo, mas qdo eu estava na Referência vi que é importante mostrar os caminhos possíveis e mesmo alternativos para qq informação, pois neste caso do Google Acadêmico, por exemplo, nem todo usuário terá disponível a barra de ferramentas do Google na tela do pc em que está fazendo sua pesquisa. Precisamos apontar as alternativas...

Bjs!


Sandréa, adorei essa postagem do google. Com certeza vai ajudar a muitos que fazem pesquisas diárias no Google.
Beijos

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.