0

Conteúdo digital em áudio e vídeo

Posted by Sandréa Moraes on quinta-feira, abril 30, 2009 in ,

Como comentado em meu post anterior , abaixo simplifico alguns termos encontrados para transmissão de conteúdo digital:

Podcasting - refere-se ao processo de criar um post em áudio (normalmente mp3), editá-lo e publicá-lo na web via RSS e ouví-lo no PC ou iPOD. Normalmente usa-se esse mesmo termo para definir os demais listados abaixo numa generalização dessa atividade. Mas não custa nada saber diferenciar:

Autocasting - é como um podcast só que você escreve um texto e um sintetizador de voz de um programa como o Talkr lê para o usuário o feed produzido.

Voicecasting ou Phonecasting - um post que é enviado para seu telefone.

Mobilecasting - são as notícias baixadas diretamente para seu celular, algumas mediante assinatura.

Vodcasting, Vlogcasting, Videocasting - são vídeos gravados e disponibilizados em seu blog. Você pode fazer isso usando uma câmera digital e postando no YouTube. Depois é só embeber o código no seu blog. Existem sites dedicados a receberem posts em video, são os Vlogs. Tem um tutorial bacana no FreeVlog sobre o assunto.

Webcasting - mais conhecida de nós bibliotecários, são geralmente cursos e palestras (também conhecida como Webminar) proferidas online ao vivo via streaming similar ao broadcasting da TV. Um serviço bem legal para esse tipo de casting é o da Procaster. Vale a visita.

Screencasting - é aquele vídeo onde você grava um tutorial com as telas (screens) do assunto. Pode incluir áudio com musiquinha de fundo ou uma narrativa do tema. O Screentoaster permite criar e disponibilizar seu screencasting gratuitamente (enquanto está em Beta).

Photocasting - quando se usa imagens, como nos Fotoblogs .

No blog "Digital Inspiration" você pode encontrar outros termos e definições mais detalhadas.
A aplicação de podcasting num site da biblioteca, por exemplo, pode faciliar a vida do usuário já acostumado a TV e ajudar a fazer uma transição amigável de motivação à leitura.

|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.